Gestrinona – O que é? Para que serve?
A gestrinona é um hormônio esteroide sintético do grupo da 19-nortestosterona que possui ações androgênicas, antiestrogênica, antiprogestogênica, estrogênicas e progestacionais. . Agindo como antigonodotrofina fraca, evitando os picos de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante) porém sem afetar os níveis basais de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante)
Foi desenvolvida no início dos anos 1970 e a partir de 1982 tem sido crescentemente usada nas terapias de endometriose.
No Brasil a substância e regularizada e possui registro na Anvisa.
Os implantes de gestrinona também são uma opção de tratamento ginecológico para atuar em diagnósticos de endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa, desejo sexual hipoativo.
Além dos benefícios terapêuticos, também temos os benefícios secundários como: a melhora da disposição, aumento da libido, interrupção da menstruação, eliminando cólicas e TPM, contraceptivo, além de poder favorecer o ganho de massa magra e reduzir a gordura corpórea e a celulite, o que deu a ele o nome popular de “chip da beleza”.
Estudos recentes mostram o efeito da gestrinona na redução da incidência de Câncer ginecológico, que promete ser uma estratégia para terapias especificas no futuro.
A gestrinona é um hormônio que deve ser ministrado em doses individualizadas, de acordo com as necessidades e indicações médicas de cada paciente.
Possui possíveis efeitos colaterais como acne, queda de cabelo, aumento dos pelos, alteração da voz, aumento clitoriano.
Para que o implante de gestrinona ofereça o máximo de benefícios com o mínimo de efeitos colaterais é preciso de uma avaliação médica direcionada e individualizada, respeitando as indicações e contra indicações. Agende sua consulta!