Bioimpedância

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e gordura visceral, além da densidade óssea e taxa de metabolismo basal.

Este exame é muito utilizado em academias e como complemento em consultas de nutrição para adequar o plano alimentar e de treino, ou para avaliar os resultados.

O exame de bioimpedância se faz em balanças especiais que possuem placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo.

Os aparelhos de bioimpedância conseguem avaliar a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo porque uma corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal. Essa corrente viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar.

E assim a diferença entre a resistência da gordura, em deixar a corrente passar, e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, por exemplo, permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.

Como garantir resultados exatos

Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições ao realizar o exame, como:

Evitar comer, beber ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;

Urinas 30 minutos antes do exame;

Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;

Não passar creme nos pés ou nas mãos.

Não estar no período menstrual; Além disso, usar peças leves e pequenas, ajudam a certificar que os resultados são os mais exatos possíveis.