O que é hormônio?
Hormônios são tradicionalmente definidos como substâncias, produzidas por glândulas endócrinas, que são liberadas na corrente sanguínea e atuam sobre tecidos-alvo, ligando-se a receptores específicos. Eles são responsáveis pelas mais variadas funções, atuando desde o crescimento de uma pessoa até a regulação da sua capacidade reprodutiva, seu comportamento e seu metabolismo. Os hormônios estão ligados a respostas fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, portanto.
O que são glândulas endócrinas?
As glândulas endócrinas produzem secreção e lançam-na na corrente sanguínea. Essa secreção liberada é o que chamamos de hormônio. Como exemplo de glândula endócrina, podemos citar a hipófise, tireoide, supra-renal, ovários e testículos.
Como os hormônios agem?
Os hormônios são lançados na corrente sanguínea e atuam como sinalizadores químicos. Alguns hormônios atuam bem próximo do local onde foram produzidos; outros, no entanto, percorrem longos trechos para alcançar o órgão no qual exercerá seu papel.
O órgão ou tecido onde os hormônios atuam são chamados de tecidos-alvo ou órgãos-alvo. Esses locais possuem receptores que reconhecem hormônios específicos, respondendo apenas a essas substâncias. Essa característica é extremamente importante para impedir que um hormônio afete a ação de outro órgão ou tecido.
O principal regulador da secreção dos diferentes hormônios no corpo humano é o mecanismo de feedback, que pode ser positivo ou negativo, sendo esse último o responsável pela secreção da maioria dos hormônios.”
Os hormônios começam a diminuir progressivamente de 1 a 3 % por ano por volta dos 25, 30 anos de idade. Ao ter a produção de hormônios prejudicada, o corpo não realiza suas atividades com a mesma eficiência, gerando uma série de sintomas indesejáveis como cansaço, diminuição da memória, aumento de peso, diminuição da libido, aumento de flacidez e rugas, diminuição do humor e aumento do riscos de doenças do envelhecimento.